Blog

Propósito das Marcas: O meio termo

Há branco e preto. Mas também há cinzentoHá sim e não. Mas também há talvez.Há Stones e Beatles. Mas também há Kinks e Beach Boys. Os meios termos não são sinónimo de indecisões ou posições frouxas.São muitas vezes compromissos, o tempero de sabores agrestes, a água na fervura. Já visitei aqui as duas visões opostas acerca do propósito de uma marca:– a que o defende como um alicerce essencial, fundamental, imperioso para a construção de uma marca robusta e (bem) ancorada no mercado (clicar aqui sff)– a que o considera… Ler Mais

Propósito das Marcas: O Feiticeiro de Hoje

Perceberam a piada? OZ / Hoje!(é triste ter de explicar um jogo de palavras tão brilhante…) Cá vai um truque bem batido: fazer um paralelismo entre um produto da cultura popular e um tema que não está diretamente relacionado.Mas este não vai surripiar a série da moda de um canal de streaming perto de si.Vai a um livro de 1900 tornado filme de sucesso em 1939.Por isso fica já aqui assente: se querem modernidade não é aqui que a vão ter. O Propósito das Marcas.Acerca dele escrevem-se livros, ministram-se cursos,… Ler Mais

Propósito das Marcas: A Falência, A Falácia e os Falsídicos

As modas sempre me causaram….como dizer… um certo desconforto: Na música os tops das playlists hertzinanas causam-me uma rejeição quase pavloviana. Os “spots mais trendy” tornam-me um sociopata. As palavras chavão (ou buzzword em estrangeiro) são o meu síndrome vertiginoso. As tecnologias com endeusamento prêt-à-porter envelhecem-me 50 anos e plantam-me numa zona ribeirinha do Tejo. As estratégias da moda colocam-me em modo brigada de trânsito: “não sei o que fizeste de errado, mas cheira-me que algo está mal e vou encontrá-lo”. Propósito é um chavão travestido de estatégia da moda.Vertigem… Ler Mais

Quais as diferenças entre Branding e Marketing?

O significado partilhado das palavras é o que permite que nos entendamos.Que elas ganhem e tenham importância ou que sejam negligenciadas.Que uma tarefa seja bem executada.Que um objetivo seja comum. Serão as funções de um Arquiteto iguais às de um Engenheiro civil?E um Anestesista será Cirurgião?Psicologia ou Psiquiatria são ciências indistintas?Running ou Jogging tanto faz? (sim, são mesmo diferentes! A sério, vê aqui ). Tal como com a estratégia e o planeamento, as diferenças entre Branding e Marketing não se limitam a uma questão semântica.Sim,são disciplinas complementareshá objetivos que se… Ler Mais

Partidarismo e Dissonância Cognitiva. O quê?!

Acontece mais ou menos de 2 em 2 anos Atinge o seu pico quando as campanhas andam em velocidade cruzeiro, quando se aproximam as grandes decisões e as inevitáveis (ou não?) cisões: Esquerda ou Direita; Geringonça ou Machimbombo*; Lombo de Porco; Vitela Estufada Há um vírus que eclode, um mal-estar que desponta. Chega mesmo ao grau de pandemia, mas neste caso sem vacina. Ativa ou passivamente, contactamos com esta doença na rua, nos media, nos almoços de família. Este vírus não precisa de contacto para se propagar, a distância social… Ler Mais

O que nos ensina a Livraria Lello

A livraria que era-mas-afinal-não-é uma das inspirações para a criadora do Harry Potter é mais do que um mero estabelecimento que disponibiliza conhecimento e mundos alternativos em versão impressa. É património portuense ou até mesmo nacional. Tornou-se ponto turístico incontornável na invicta, na mesma lista que a Torre dos Clérigos, a Baixa tripeira e a francesinha do Capa Negra. Existem muitas estória nesta longa e rica história mas há um aspeto, uma particularidade, que, pelo seu enoooorme exemplo, não devemos esquecer na hora de criar uma marca. Já vou a… Ler Mais

Rebranding do Facebook: Meta Atingida?

Sem aviso, a Facebook anunciou através do próprio Mark Zuckerberg um Rebranding para a sua marca corporativa. A empresa Facebook, deixa de existir. Segue-se a Meta. Alguns semanas já lá vão, já todos tivemos tempo de a mastigar e digerir. E durante este tempo lembrei-me de uma ideia que já vi escrita algures: O Facebook não é popular por natureza. É apenas a resposta mais fácil. Está convenientemente perto e acessível. E este Rebranding parece-me que vem reforçar esta ideia. Acompanha-me: 1. O MOTIVO A empresa confundia-se com um dos… Ler Mais

A Ética e as Marcas

Imagina-te num sábado à noite. Ou melhor, num domingo de madrugada. 5h37. Foi uma noite bem puxada: muita risada, caminhadas de bar em bar. Houve algum excesso etílico (não muito, porque somos todos pessoas de bem, certo?). O frio invernal  dessa noite de Dezembro e o calor claustrofóbico de bares à pinha definitivamente não combinam. Reparas num desses raros botecos abertos de madrugada. Alegria! A fome já aperta, o jantar já parece ter sido noutra vida e houve um grande dispêndio de energia. Entras e ao lado do pequeno balcão,… Ler Mais

Estratégia vs Planeamento

A beira da estrada e a estrada da Beira.A obra-prima do mestre e a prima do mestre de obras O nosso discurso está cheio de confusões entre termos que parecem significar o mesmo mas que na realidade são diferentes. Às vezes radicalmente distintos, outras vezes apenas com ligeiras diferenças e noutras ainda, mesmo não sendo sinónimos, existe um relacionamento sequencial e de interdependência. E daí até aparecerem os equívocos é um pequeno passo. É o caso de Planeamento e Estratégia. Elas estão relacionadas e são sequenciais., mas não são a… Ler Mais